REFELEXOS DE EQUILIBRIO
INTRODUÇÃO:
O aparelho vestibular é o órgão que detecta as sensações de equilíbrio. É composto por um sistema de tubos e câmaras ósseas o labirinto ósseo e, dentro deste, há um sistema de tubos e câmaras membranosas chamado de labirinto membranoso. É composto pela cóclea, três canais semicirculares e duas câmaras conhecidas como sáculo e utrículo. Os canais semicirculares, bem como o sáculo e utrículo são partes integrantes do mecanismo do equilíbrio.
OBJETIVOS:
Esta aula tem como objetivos: Estudo das seguintes propriedades do sistema de equilíbrio:
Sistema Vestibular: anatomia do labirinto; órgãos otolíticos; canais semicirculares; função; transdução e células sensoriais.
-Vias aferentes - eferentes.
-Adaptação - Habituação.
-Percepção vertical, movimento linear e rotatório.
-Movimento dos olhos.
- Papel vestibular no controle da postura:
Reflexos somáticos de orientação.
Reflexos visuais de orientação.
Lesões vestibulares.
Estudo das seguintes reações reflexas:
-Reflexo patelar.
-Reflexo aquileu.
-Reflexo plantar (reflexo de Babinski).
MATERIAL E MÉTODOS
1a Etapa: Sistema vestibular de cobaia.
Material Biológico:
-Cobaia.
-Reagentes e Equipamentos:
-Seringas descartáveis (3 ml). Xilocaína (2 %).
Procedimentos:
Injeta-se 2 ml de xilocaína no ouvido interno da cobaia, para a obtenção de nistagmo ocular e nistagmo de cabeça. Observar que nesta situação a cobaia tende a mover os olhos e pender a cabeça na direção do ouvido anestesiado.
Resultados: Qual o efeito do anestésico no ouvido da cobaia? Como este efeito é interpretado pelos receptores dos canais semicirculares?
2a Etapa: Ações Reflexas no Homem.
Material Biológico:
Homem.
Reagentes e Equipamentos:
-Assento rotatório.
-Venda para os olhos.
-Martelo neurológico. (1)
1.Martelo neurológico. |
Procedimentos:
1ª Etapa: Reflexos de Equilíbrio.
Colocar o colega no assento rotatório (não deixando o colega encostar os pés no chão). Procure que o colega fixe os olhos em um ponto. Gira-lo, não permitindo que ele mexa com a cabeça.
Colocar a venda nos olhos de um colega e fazer ele caminhar no corredor sem e com apoio. Como é o comportamento do colega ao ser guiado e ao ser deixado sozinho?
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS:
A) Qual o efeito do anestésico no ouvido do cobaio? Comparando com o cobaio que recebeu o anestésico com seu controle, quais as diferenças?Por quê?
B) O que você observou nos olhos do colega? Explique. C) Qual a diferença entre a marcha cega sem apoio e com apoio? Por que e explique.
CONCLUSÕES .