O Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe) esteve presente entre os dias 05 a 09 de março de 2018, na Universidade Federal do Rio Grande, durante a semana da acolhida dos estudantes dos cursos de Biologia e Toxicologia, que estiveram no Instituto de Ciências Biológicas-ICB, para conhecer as instalações e os laboratórios. E ao entrar no prédio os alunos tiveram a oportunidade de presenciar um modelo de aula prática pressão arterial em cão, que era utilizada a décadas atrás pelos pesquisadores e professores, e que hoje, já não se utiliza dessa prática, apresentando para os alunos que a partir da evolução dos equipamentos, alguns se tornaram obsoletos, ao ponto que, o acervo do MUVIe salvaguarda esses equipamentos e os utiliza para uma nova atividade, ou seja, para atividades de educação patrimonial, conscientizando e alertando para a preservação, conservação e explicando alguns conceitos norteadores como patrimônio e patrimônio científico.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

A exposição fotográfica fez presente em outros ambientes fora dos muros escolares e se inscreveu e foi selecionada para compor a 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e Dia C da Ciência, realizada pela Prefeitura municipal e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG, que ocorreu no Prédio da Alfândega, da cidade do Rio Grande, entre os dias de 25 a 27 de outubro de 2017.  Não somente, a exposição fotográfica foi exposta, como alguns equipamentos do Museu, constando que alguns estão em funcionamento, também foram expostos para toda comunidade rio-grandina.

 

 

 

 

 


 

A exposição fotográfica “Fotografia e Patrimônio Científico” do Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe) foi convidada para expor durante a XIV ESUD - Congresso Brasileiro do Ensino Superior a Distância, também realizado na FURG durante o período de 17 a 20 de outubro de 2017.

 

 

 


 

Fotografia e Patrimônio Científico é uma mostra desenvolvida a partir de trabalho de extensão voltado à educação científica e artística de estudantes do ensino fundamental. O trabalho decorreu da parceria do Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas(MUVIe-ICB) com o Laboratório de Fotografia (ILA) e a EMEF Peixoto Primo (Querência). Composta por 10 fotografias de equipamentos científicos (acervo MUVIe) usados no passado para o ensino superior de ciências fisiológicas. As fotografias são de autoria de seis estudantes do 5º ao 9º ano, sendo resultado da oficina Fotografia e Patrimônios da Ciência, que utilizou o acervo e trouxe os estudantes à FURG, para um curso prático de elementos da fotografia. Nesta mostra usamos o conceito de que patrimônio cultural de ciência e tecnologia é aquele conhecimento produzido pelo homem, bem como os objetos testemunhos dos processos científicos e tecnológicos, incluindo-se as construções arquitetônicas que atenderam às necessidades desses processos e desenvolvimentos. Observar e registrar são passos da metodologia científica para produção de novos conhecimentos, sendo o mote da oficina de fotografia ofertada, utilizando-se de técnicas antigas e novas e equipamentos modernos e primitivos para o ensaio fotográfico. Esta exposição simboliza o processo de Educação Patrimonial vivenciado pelos estudantes. Também serve como produto cultural de sensibilização de seu público para a importância da Ciência e da produção do conhecimento no passado e na atualidade. Destina-se pensar sobre os usos da ciência e arte, sobre os lugares do humano no processo científico-tecnológico, e sobre os territórios de conflito desta produção científica e tecnológica.

A exposição “Fotografia e Patrimônio Científico” participou do V Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo, ocorrido no CIDEC-Sul do Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande, durante os dias 22 a 24 de agosto de 2017. No último dia do seminário quatro estudantes da escola e a professora de artes, auxiliaram na apresentação da exposição, interagindo com acadêmicos, professores e técnicos de diversos estados que participavam do encontro.

 

 

 

 

 


 

O projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe) participou da Mostra de Extensão e Cultura - Caravanexc, com a Exposição “Fotográfica Patrimônios da Ciência”, que visitou os campi da FURG, durante o período de abril a junho de 2017, em Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. Nesta última cidade duas estudantes e a professora de artes da escola Peixoto Primo puderam acompanhar a caravana junto com outros projetos de extensão e outros estudantes e servidores extensionistas da instituição.

 

 

 

 


 

 

                                   A II EXPOSIÇÃO PRESENCIAL DO MUVIe intitulada “PRÁTICAS: Revisitando o ferramental do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG”, tem o objetivo de apresentar a comunidade universitária os instrumentos utilizados em aulas práticas e nas primeiras pesquisas com modelos humanos e outros modelos animais realizadas na FURG. A ação faz parte dos objetivos do projeto aprovado no âmbito do Edital PROEXT 2013.
                                   São apresentadas três montagens expostas nos halls de entrada dos prédios do Instituto de Ciências Biológicas:
• Prédio da Administração do ICB: montagem “O Fisiógrafo”.
• Prédio de Ensino: montagem “Quimógrafos”.
• Prédio de Pesquisa das Ciências Fisiológicas: montagem “Aula de Pressão Arterial em Cão”

 

Imagens e videos da exposição podem ser conferidos abaixo:

 

Montagem: "Aula de Pressão Arterial em Cão"


O video de introdução da exposição e explicativo desta montagem pode ser visto aqui.

 

Montagem: “O Fisiógrafo”


 

Montagem: “Quimógrafos”