SISTEMA SENSORIAL
1.Introdução:
A maioria das atividades do sistema nervoso é iniciada pela experiência sensorial que emana dos receptores sensoriais, quer sejam visuais, auditivos, táteis ou de outros tipos de receptores. A experiência sensorial pode causar uma reação imediata, ou sua memória pode ser armazenada no cérebro por minutos, semanas ou anos, vindo posteriormente auxiliar na emissão de respostas aos mesmos estímulos. A porção somática do sistema sensorial transmite as informações sensoriais dos receptores vindas de todas as partes do corpo. Estas informações entram no sistema nervoso via nervos periféricos e são conduzidas para áreas sensoriais múltiplas na medula espinhal, na substância reticular da ponte, bulbo e do mesencéfalo, no cerebelo, no tálamo e nas áreas somestésicas do córtex cerebral.
2.Objetivo:
Estudar os receptores periféricos e suas propriedades.
3. Materiais Equipamentos:
Material Biológico:
-Agulhas hipodérmicas (1, abaixo; 2; 3)
-Algodão Bacias (2)
-Beckers pequenos (2; 3)
-Canetas de cores diferentes
-Compasso (2; 3)
-Bandeja
-Pêlo Excitador de U. Frey (1, acima 2; 3; 4.1 e 4.2)
-Régua (2; 3)
-Relógio com ponteiro marcando os segundos
-Termômetro (2;3)
1- Pêlo de U.Frey e agulha hipodérmica |
2- Aula sistema sensorial |
2b- Aula sistema sensorial |
3- Aula sistema sensorial |
4.1-Pêlo de U.Frey |
Material Biológico:
-Humano
Reagentes e Soluções:
-Água quente à 50 oC
-Água quente à 10 oC
-Álcool etílico
-Gelo Gelo triturado
Procedimentos:
1a. Etapa:
-Carimbar o colega no dorso da mão, na lateral do dedo indicador e na parte ventral do antebraço.
-Tomar 2 agulhas e mergulha-las por 5 minutos, uma em água a 50°C, e a outra em gelo triturado.
-Sem que o colega veja, pesquisar em algumas das zonas carimbadas os pontos sensíveis ao calor e ao frio.
-A cada estímulo pergunte ao colega qual sensação ele sentiu.
Obs.: Cuidar para que não fique nenhuma gota de água na ponta da agulha para não mascarar o resultado do experimento.
2a. Etapa:
-Colocar em uma bacia água a 50°C e em outra água a 10°C.
-Introduza o dedo indicador na água quente por 15 segundos ou o quanto resistir. Espere um pouco e introduza a mão inteira.
-Em qual experimento a sensação foi menos suportável? Introduza um dedo durante 15 segundos e após a mão inteira por outros 15 segundos, na bacia com água quente.
-Com a outra mão, na mesma bacia, introduza primeiro a mão inteira e depois o dedo, 15 segundos cada.
-Alternando a introdução do dedo e da mão, o que foi possível constatar?
-Repetir o experimento com a bacia com água fria.
-Compare as sensações que experimentou nos dois testes.
3a. Etapa:
-Preparar uma bacia com água a 10°C, outra com água a 50°C e bandeja com água a 33°C.
-Colocar simultaneamente uma das mão em água a 50°C e a outra mão na água a 10°C, durante 2 segundos.
-Após colocar ambas as mãos na bandeja com água a 33°C. Qual a sensação sentida em cada mão nas três temperaturas testadas?
4a. Etapa:
-Preparar um tubo de ensaio com gelo triturado, e outro água a 50°C.
-Aplicar sobre a fronte o tubo de ensaio com gelo durante 15 segundos.
-Anote o tempo de persistência da sensação de frio após a retirada do tubo.
-Repita o experimento deixando o tubo de ensaio com gelo durante um minuto.
-Anote novamente o tempo de persistência da sensação de frio após a retirada do tubo.
-Refaça o experimento com o mesmo colega, porém utilizando o tubo de ensaio com água a 50°C.
5a. Etapa:
-Colocar água quente (temperatura superior a 60°C) em dois beckers.
-Encoste um becker nos lábios e no outro introduza um dedo, simultaneamente.
-Em qual teste foi mais difícil resistir à temperatura?
6a. Etapa:
-Experimento com o pelo excitador de U. Frey (este pode ser construído colando um única cerda de pincel na extremidade de um palito de madeira).
-Explore o dorso da mão e a parte ventral do antebraço em busca de pontos de pressão, tato, frio ou qualquer outra sensação.
-Quais as sensações encontradas?
7a. Etapa:
-Assinale com uma caneta um ponto no dorso da mão do colega, sem que este o veja.
-A cada estímulo pergunte ao colega o que ele sentiu.
-Como foram as tentativas do colega? Próximas ou distantes?
-Repita o teste assinalando o ponto com mais pressão.
-Discuta os resultados.
8a. Etapa:
-Escreva com o dedo na testa do colega de olhos fechados, as letras b ou d, bem como, p ou q (ambas as letras devem ser minúsculas e "em forma").
-Qual a letra que o colega conseguiu identificar?
9a. Etapa:
-Com um compasso, com aberturas diferentes, pesquisar na lingua, dorso da mão, ponta do nariz, antebraço, nuca e face, a distância mínima em que o colega percebe claramente dois pontos estimulado.
-É necessário que as duas pontas do compasso sejam tocadas sobre o colega simultaneamente.
-Assinale os resultados na seguinte tabela, com um X quando o colega perceber os dois pontos, com uma + quando perceber apenas um ponto e 0 quando não houver percepção.
Lingua | 5 cm | 3 cm | 2 cm | 1 cm | 0,5 cm |
Dorso da mão | |||||
Ponta do nariz | |||||
Antebraço | |||||
Nuca | |||||
Face |
Observação: A partir da 2a. Etapa,utilize a seguinte tabela par quantificar as sensações do colega, em cada experimento.
SENSAÇÕES | SIMBOLOGIA |
Morno Frio |
|
Quente Muito Frio |
|
Muito quente Frio congelante |
|
Sensação Insuportável |
Análise dos Resultados:
Após a realização de todos os testes os alunos devem confrontar seus achados para reconhecer as variações de respostas possíveis entre os outros colegas de classe.
Discussão e Conclusões:
Após confrontar os resultados tentar explicá-los com base nos conceitos vistos durante as aulas teóricas.