Noticias

Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas (Muvie), seleciona bolsista para atuar em projeto “Integrando ciência e arte na escola básica e no museu”.


As atividades previstas para o estágio são: a participação na produção de exposições fotográficas sobre o acervo; trabalho de divulgação do museu por meio de sites e redes sociais; pesquisa histórica sobre o acervo; atuação em oficinas de educação patrimonial na educação básica e produção de catálogos fotográficos sobre o acervo do Museu.


Os interessados devem enviar seu comprovante de matrícula e uma carta de intenção para o e-mail camorimgon@gmail.com até dia 11 de junho. Na carta sugere-se que o candidato descreva como suas experiências prévias podem auxiliar na execução das atividades previstas na ação.


A seleção será realizada no dia 12 de junho pela equipe do projeto Muvie e os resultados publicados na página da FURG.

 

 


 Nos dias 27 e 29 de outubro ocorrerá a oficina de educação patrimonial "Vem construir a história da FURG" conduzida pela equipe do MUVIe.
Esta ação pretende dar conhecimento a comunidade universitária um pouco da história da criação da instituição, a partir do DVD "Pioneiros da FURG: a história de pessoas que ajudaram a construir uma Universidade", uma produção conjunta do projeto Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas (MUVIE) com o Núcleo de Memória da FURG (Museu-NUME), apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Diretoria de Arte e Cultura. A oficina visa difundir a cultura, a memória e a valorização patrimonial da instituição em meio a sua comunidade. E ainda convida os participantes a produzirem suas visões do patrimônio da instituição a partir da produção de uma mostra cultural coletiva, idealizada pelos participantes.


PROGRAMAÇÃO


Data: 27/10 às 8h Pav.3 sala 6102.
8h-8h30: Apresentação do Projeto -
8h30 -9h: Exposição do DVD sobre os Pioneiros da FURG.
9h-10h: Roda de conversa sobre O que é Patrimônio?
10h-11h30: Atividade prática: Desvendado a FURG. Orientações para produção de representações artísticas sobre os Patrimônios da FURG pelos participantes.
11h30-12h: Recolhimento das produções.

Data: 29/10
10h-12h: Recebimento dos trabalhos finalizados e dos relatos escritos. Sala 6102.
14h - 18h: Mostra das produções da Oficina Vem construir a História da FURG. Espaço do Café Cultural.
Neste espaço os participantes construirão sua Mostral Cultural sobre os Patrimônios da FURG, a partir de suas visões, reflexões, memórias, vivências e representações dos patrimônios da Instituição.

 

https://www.youtube.com/watch?v=nhP9knla5eg

 

 


Nos dias 28 e 29 de setembro de 2015, a equipe do MUVIe deslocou o Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas para a escola municipal de ensino fundamental Peixoto Primo, localizada no bairro Querência, balneário Cassino. A ação de educação patrimonial denominada O Museu de Ciências vai à escola, capacitou estudantes do 6o ao 8o ano sobre os conceitos de Cultura, Ciência, Patrimônio e Patrimônio Científico, através de jogos, filmes e aulas práticas utilizando os equipamentos que fazem parte do acervo do MUVIe.

Como proposta de atividade integradora entre o estudo das Artes e das Ciências, os estudantes produziram filmes utilizando a técnica de Stop Motion que serão apresentados no dia 29 de outubro de 2015, durante a 14a Mostra da Produção Universitária, em Mostra cultural produzida pelos estudantes, a ser realizada no Café Cultural da FURG (das 14h às 18h).

 

 

 


 OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL


 

Dentre as atividades realizadas pelo MUVIe, encontram-se as de Educação Patrimonial. Nos anos de 2013 e 2014, foram realizadas três oficinas, os links e resultados podem ser observados abaixo:

 
Roda de Conversa: Artesanato, Identidade e Patrimônio

Oficina de Educação Patrimonial: Patrimônio das Ciências

Oficina de Educação Patrimonial na Escola CAiC