Posteriormente, em 2016, o projeto de extensão “O museu de ciências vai à escola”, continuou sua ação educativa na escola Peixoto Primo, com os estudantes do grupo de contra turno Photographein. Para dar início à atividade daquele ano, inicialmente ocorreu um planejamento com a professora de artes da escola e foram estabelecidas novas parceiras com uma professora e uma técnica do laboratório de fotografia, vinculadas ao Instituto de Letras e Artes - ILA (FURG). Os objetivos da ação eram dar continuidade às atividades de 2015 de incentivo à conservação do patrimônio científico e tecnológico, porém utilizando o mote da fotografia, de interesse do público alvo, para o desenvolvimento da nova oficina de Educação Patrimonial.

A Oficina intitulada "Fotografia e Patrimônio Científico" foi ofertada no período de setembro a novembro de 2016, no qual os estudantes vinham uma vez por semana, na parte da tarde, para a Universidade Federal do Rio Grande- FURG, nas dependências do Instituto de Letras e Artes e Instituto de Ciências Biológicas.

Durante esses dois meses os estudantes realizaram diversas atividades na oficina, que foram divididas em três unidades. Primeiramente, os estudantes receberam informações práticas sobre teoria da fotografia, as técnicas de manuseio da câmera digital e analógica, e como registrar fotografias de qualidade, tanto em estúdio quanto ao ar livre. No segundo momento, os alunos fotografaram os equipamentos do acervo do MUVIe. Para a realização das fotografias utilizaram-se câmeras digitais e analógicas, além da técnica de pinhole. Na terceira etapa da Oficina de Fotografia, foi apresentado aos estudantes o processo de revelação química da fotografia analógica, os processos de ampliação e revelação. O conjunto desses aprendizados tornou possível a reflexão sobre a evolução da ciência e da tecnologia, relacionando com a fotografia, arte e ciência.

Quantitativamente esta etapa do projeto produziu o registro de 200 fotografias dos 51 equipamentos científicos do acervo do MUVIe. Destas, 51 foram selecionadas para compor o Guia do acervo do museu, em processo de editoração. Qualitativamente, além da qualidade das fotografias produzidas, podemos destacar as vivências que se oportunizaram a todos durante esta etapa do projeto.

A cada encontro, discussões sobre ciência e tecnologia, fotografia e arte sensibilizaram para a salvaguarda, para a história das ciências, para a fotografia como área de profissionalização. A possibilidade de serem protagonistas destas produções tanto para a ilustração do Guia como para a produção de exposições fotográficas, culminou com a colocação em prática da educação prática, problematizadora, reflexiva, e construtora de cidadãos com consciência sócio-cultural.

 

 


O projeto de extensão “Museu de Ciências vai à Escola” foi iniciado no ano de 2015, e oferta desde então, a Oficina de Educação Patrimonial - Patrimônios da Ciência. Tem como público alvo estudantes do ensino fundamental. A oficina foi ofertada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Carlos Peixoto Primo, localizada no município de Rio Grande- RS. Desde o inicio do projeto contou com o apoio da direção da escola e a parceria dos professores de artes e de ciências, que receberam a equipe de extensionistas previamente, em duas reuniões a fim de construir conjuntamente o plano de desenvolvimento do projeto na escola, guardando as especificidades, os interesses e os tempos da escola.

A oficina de Educação Patrimonial teve como objetivo geral sensibilizar e conhecer os patrimônios científicos e tecnológicos do acervo do MUVIe. A realização da oficina aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro de 2015, contando com onze participantes, matriculados no 5º ao 9º ano. Esta ação contou com o seguinte planejamento prévio: levantamento bibliográfico e referencial sobre os conceitos de cultura, ciência, tipos de patrimônios, patrimônio científico e tecnológico; pesquisa histórica sobre os equipamentos do museu que comporiam a Exposição Itinerante e a oficina; produção de uma apostila com os conceitos abordados na oficina, entregue para os estudantes; e o desenvolvimento das atividades lúdicas a serem realizadas durante a oficina.

Além disso, contou com as propostas de atividades: Construindo um Museu de Ciências; Desenhando: o que é Ciência?; projeção do vídeo Ensinando Ciência com Arte; e Praticando Ciências no Museu, a oficina perdurou dois dias nos turnos de manhã e tarde, tendo um total de 16h/atividades.

O segundo dia de oficina os estudantes, que participaram de todo o processo da oficina apresentaram nos dois turnos, para todos os estudantes da escola, a Exposição do Museu, e conduziram a atividade Praticando Ciências no Museu – experimentando o Espirômetro de Barnnes. A exposição foi visitada por 88 pessoas da comunidade escolar, entre estudantes, professores, merendeiras, etc...

Cerca de sessenta estudantes fizeram os desenhos do estereótipo do Cientista, que foram posteriormente, em outubro de 2015, expostos na Universidade Federal do Rio Grande durante a Mostra Cultural produzida pelos estudantes participantes da oficina, juntamente com a projeção de quatro vídeos realizados pelos estudantes em técnica de Stop Motion com equipamentos escolhidos do acervo do MUVie.

 

 

 


 

Dentre as atividades realizadas pelo MUVIe, encontram-se as de Educação Patrimonial. Nos anos de 2013 e 2014, foram realizadas três oficinas, os links e resultados podem ser observados abaixo:

 
Roda de Conversa: Artesanato, Identidade e Patrimônio

Oficina de Educação Patrimonial: Patrimônio das Ciências

Oficina de Educação Patrimonial na Escola CAiC